H2Powerplant para energia de reserva e autossuficiência
A empresa multinacional de tecnologia Wilo criou o sistema H2Powerplant juntamente com a empresa francesa de engenharia elétrica Schneider Electric – inicialmente para fornecer à sede e à fábrica da Wilopark uma emergência de fornecimento de energia de reserva utilizando hidrogénio verde. No entanto, destina-se a servir de base para uma rede de fornecimento de energia autossuficiente, descentralizada e regenerativa – e foi concebido para uma expansão potencial, permitindo o fornecimento de energia autossuficiente até dois dias.
O H2Powerplant da Wilo tem quatro componentes principais, sendo o primeiro o sistema fotovoltaico no telhado da sua Smart Factory e o segundo, um conjunto de 96 eletrolisadores AEM fornecidos pela Enapter que utilizam a eletricidade fotovoltaica para criar hidrogénio verde. Com um tanque de armazenamento de hidrogénio de 29,8 metros, a Wilo pode conseguir armazenamento de energia a curto e longo prazo e depois reconverter o hidrogénio em eletricidade quando necessário, utilizando uma célula de combustível fornecida pela Proton Motor.
Desta forma, o sistema modular deverá produzir até 10 toneladas de hidrogénio verde por ano, podendo o calor residual libertado pelo processo de eletrólise também ser aproveitado diretamente no local no sistema interligado ou ser convertido em arrefecimento.
Eletrolisador (AEM single-core) 96 xEL 2.1
Armazenamento H2520kg
Fotovoltaico (PV)3 MWp
Célula de combustível 76,5 kW
Baterias 100 kWh e 62,5 kWh
Secador 19 x SECO 2.1
Sistema de gestão de energia Kit de ferramentas Enapter EMS
Operacional desde 2022
Parceiro Grupo Wilo