top of page

Profissionais qualificados, prontos para
transformar seus projetos em realidade.

Profissionais qualificados, prontos para
transformar seus projetos em realidade.

Produção de hidrogênio verde em terra para o setor naval

Electrolyser (AEM single-core)  10 x EL 4.0

Pressão de armazenamento 35 barras

Operacional desde 2023

Parceiro Baglietto

La Spezia, Italy

O histórico construtor de barcos italiano Baglietto está trabalhando duro em novas fontes de energia sustentáveis para o setor naval, e seu projeto Bzero é baseado no uso de hidrogênio verde para atingir metas de emissão zero. O protótipo do sistema está sendo desenvolvido e um sistema idêntico, embora em menor escala, será instalado em iates Baglietto com mais de 50 m de comprimento. O sistema BZero é baseado em um módulo de produção de H2 que usa água do mar filtrada e deionizada para produzir hidrogênio verde com grau de pureza 5,0 a uma pressão máxima de 35 bar usando nossos eletrolisadores AEM, desenvolvendo uma potência total de aprox. 55 quilowatts. Os eletrolisadores são alimentados principalmente por energia solar, além da rede elétrica em terra.

O H2 assim produzido é então armazenado no estado sólido dentro de cilindros de hidreto metálico a baixa pressão e temperatura ambiente. O processo de armazenamento e liberação do hidrogênio dos hidretos é gerenciado por um sistema de gerenciamento térmico que aquece (durante a descarga de H2) e esfria (durante o carregamento) os hidretos metálicos. A energia térmica necessária vem do calor produzido pelo módulo de célula de combustível do tipo PEM (aprox. 200kW), que usa H2 como combustível para produzir eletricidade zero poluente e zero ruído para o iate.

 

O protótipo servirá para desenvolver procedimentos de operação, otimizar soluções técnicas e obter as certificações necessárias para usar o sistema a bordo de iates e reabastecer os tanques, seja de forma independente ou de fonte externa (compensando a falta de infraestrutura no antigo caso e reduzindo o tempo de reabastecimento no segundo). A central do sistema também contribui parcialmente com o ciclo de produção de energia do estaleiro, tornando-se parte de um sistema integrado.

Green-hydrogen-2000-image-1.jpg

BREVE TEXTO FALANDO SOBRE TODOS OS PROJETOS GERAIS

bottom of page